Como instalar o PySpark e Jupyter Notebook
Instalando e configurando o PySpark com Anaconda e Jupyter Notebook em seu computador com Linux e ao final apresento uma opção para executar o PySpark direto do navegador em máquinas com outros sistemas operacionais
Apache Spark |
Jupyter + Anaconda |
Olá, entusiastas de dados! Hoje, iniciaremos nossa jornada para desvendar o poderoso framework PySpark para processamento e análise de grandes volumes de dados utilizando a linguagem de programação Python.
Você já se perguntou como grandes volumes de dados podem ser processados
e analisados de maneira eficiente? Bem-vindo ao fascinante universo do
PySpark, uma poderosa ferramenta de computação
distribuída.
Prepare-se para uma jornada que transformará a maneira como você lida
com dados, proporcionando insights instantâneos e impulsionando suas
análises para o próximo nível.
Este post é seu bilhete de entrada para o mundo do PySpark, guiando-o através de um processo descomplicado de instalação e configuração em sua máquina local. Vou mostrar para vocês como instalar o PySpark e as ferramentas necessárias em seu computador com o sistema operacional Linux, mas calma, no final desse post vou explicar como o framework pode ser instalado e utilizado em seu computador local 😬. Vamos nessa 😎!
Etapas para a instalação
Antes de mergulhar de cabeça no PySpark, é essencial garantir que sua máquina atenda aos requisitos necessários. Certifique-se de ter o Python instalado e uma conexão à interne, pois faremos o download de algumas dependências vitais.
1. Instalando o Anaconda com o Python e outros pacotes essenciais
Você pode construir um ambiente completo e, portanto, mais pesado, com todos os pacotes necessários para desenvolver códigos e projetos com o Python e Jupyter Notebook baixando o Anaconda, uma ferramenta completa de ciência de dados.
O próprio site tem todas as instruções necessárias para a instalação ser feita de forma tranquila, é bem fácil e intuitivo
1.1. [Opção de instalação com menos pacotes] Pode ser instalado a ferramenta Miniconda como uma opção mais simples do Anaconda
Caso queira utilizar um ambiente mais simples e sem tantos pacotes que não serão utilizados inicialmente, instale o Miniconda, opção minimalista ao Anaconda, porém com todo o ambiente necessário para utilizar o PySpark.
A instalação também é bem simples e todos os passos necessários são descritos no seguinte site oficial da ferramenta <https://docs.conda.io/projects/miniconda/en/latest/index.html>.
2. Instalando o PySpark
O PySpark é conhecido por sua poderosa capacidade de processamento
distribuído, mas a instalação local é surpreendentemente simples. Basta executar os comandos apresentados abaixo e o PySpark estará disponível e configurado em sua máquina. Genial, não é 😎?
Pronto! O PySpark está configurado e pronto para que você possa iniciar sua jornada de aprendizado
Para download de outras versões do PySpark basta acessar o site https://dlcdn.apache.org/spark/ e baixar a versão de interesse ou o site https://spark.apache.org/downloads.html para baixar a versão mais recente recomendada.
O que vem por aí?
Nas próximas postagens desvendaremos não apenas os conceitos fundamentais, mas também desbloquearemos truques e estratégias que farão você dominar o processamento de dados de maneira eficaz e eficiente. Vamos explorar como essa poderosa ferramenta de sistemas distribuídos pode abrir portas para análises muito mais rápidas, visualizações impressionantes e descobertas que podem transformar completamente a forma como você encara a análise de dados, proporcionando uma revolução em seu fluxo de trabalho com dados.
Além disso, traremos dicas e postagens sobre ferramentas e tecnologias que podem ser utilizadas em parceria com o PySpark, como o módulo do Pandas, dicas de programação no Python e até mesmo materiais de SQL e Google Sheets, não perca!
E se eu não quiser instalar e preferir utilizar o PySpark direto no navegador?
Na próxima publicação [Como utilizar o PySpark no Google Colab] apresentamos uma alternativa para utilizar o PySpark direto do navegador utilizando o Google Colab, um serviço com um ambiente completo que permite construir código Python em jupyter notebooks e utilizar, inclusive, o PySpark e o Pandas sem instalar nada em sua máquina. Você não vai deixar de aprender isso, não é mesmo?
Comentários
Postar um comentário